Blog Rádio UOL

Conheça a “Voz Romântica” do Nordeste, Pablo do Arrocha

Rádio UOL

Show no Bahia Café Haal (Divulgação)

Há 10 anos, Pablo “acidentalmente” inventou o ritmo que hoje virou movimento na Bahia e tem se expandido por todo o Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Já fez duetos com a Banda Eva, Banda Cheiro de Amor e Claudia Leitte e se tornou presença obrigatória nos grandes eventos da região Nordeste. Em entrevista a Rádio UOL, Pablo conta sobre a origem do arrocha e fala dos planos para o futuro.

Rádio UOL - De onde surgiu o nome “arrocha”? E como ele se diferencia dos outros ritmos populares como o sertanejo, por exemplo?

Pablo - Arrocha era uma expressão que costumava usar no recôncavo baiano, queria dizer para os rapazes chegarem mais perto das moças, dai em diante as pessoas deixaram de dizer 'vamos para a seresta' e começaram a dizer 'vamos para o “arrocha”'. A diferença entre o arrocha autêntico para o sertanejo é que o arrocha é mais romântico, os casais dançam agarradinho e também sozinho, gravei até uma musica que fala sobre isso, já o 'arrocha sertanejo' e mais embalado pra gente, mas, o importante é que todos gostam de um jeito ou de outro e vêm abrindo portas para vários artistas.

Rádio UOL - Você é um sucesso na região norte-nordeste e muito conhecido por artistas como Ivete Sangalo e Claudia Leitte. Como você lida com esse ‘desconhecimento’ da sua carreira nas outras regiões do país?

Pablo - Desconhecido da grande mídia. No site (palco mp3), estamos como mais de 2.300.00 (dois milhões e trezentos mil) acessos e temos fãs em todos estados brasileiros. Estamos trabalhando muito pra levar nossa música para outros estados. Acredito que tudo tem seu momento certo para acontecer.

Rádio UOL - Seu estilo arrocha vêm sendo copiado pelos cantores sertanejos. Para você isso é algo bom ou só contribui para a carreira deles?

Pablo - É muito bom! Fortalece a música como um todo. Ajuda o movimento a crescer.

Rádio UOL - Conhecido como “a voz romântica”, de onde vem sua inspiração na hora de cantar?

Pablo - As músicas que interpreto, eu busco as que falam de amor, lembranças, saudades, a minha inspiração é natural, sou uma pessoa carinhosa e apaixonada.

Rádio UOL - Já são 12 anos de carreira, 9 CDs e 3 DVDs, além de uma agenda lotada de shows na região Nordeste, principalmente. Quais os planos para o futuro?

Pablo - Vamos gravar um DVD acústico, no dia 1º de Novembro, pela Som Livre e pretendo convidar vários amigos da música para esta grande festa. Pretendo continuar crescendo musicalmente e levar minha carreira para nível nacional e no tempo certo pra carreira internacional. Vamos ter um bloco no carnaval de Salvador, no circuito Barra/Ondina. Será uma grande novidade poder levar a musica romântica pra o trio, vai ser muito bom. Vivemos essa experiência esse ano na avenida puxando o bloco tiete e bloco arrocha.

Ouça o arrocha de Pablo na Rádio UOL e veja o vídeo da música “Amor de Sobremesa'', da Banda Cheiro de Amor, com participação de Pablo do Arrocha: