Blog Rádio UOL

Conheça a cantora Titica, novo fênomeno do ritmo Kuduro

Rádio UOL

Nascida na Angola, a transexual Titica se tornou a atual cara do ritmo angolano Kuduro. Antes dançarina e agora cantora, foi eleita a Melhor Artista de Kuduro de 2011 em seu país.

A cantora Titica em passagem pelo Brasil (Zulmair Rocha/UOL)

Há quatro anos Teca Miguel Garcia se tornou Titica e começou sua carreira como dançarina de apoio de alguns nomes do Kuduro já famosos no país. Sua carreira como cantora estourou com o single “Chão“, uma das músicas mais tocadas em Luanda desde então. De lá pra cá, Titica já se apresentou em Portugal, Inglaterra e até no Brasil, no evento Viradão Carioca que aconteceu em abril deste ano.

Ser uma figura pública e transexual na Angola não é tarefa fácil, até hoje a homossexualidade é considera como ato imoral previsto pela legislação do país. “Fui apedrejada, espancada e há muito preconceito contra mim, muita gente mostra isso. Há um enorme tabu'', afirma Titica em entrevista recente. Apesar disso, a cantora segue acumulando fãs em seu país e internacionalmente.

Preparamos uma seleção de músicas do ritmo angolano. Além de Titica, a playlist conta com outros nomes como Tony Amado, precursor do gênero em Angola, Helder conhecido como o rei do Kuduro, Noite e Dia, Própria Lixa, Cabo Snoop e, claro, o hit “Danza Kuduro'' de Don Omar e Lucenzo.

Ouça a Playlist Kuduro na Rádio UOL.